segunda-feira, 20 de julho de 2009

A transação tradicional de divisas de FOREX - entenda como funciona

A transação de divisas é sempre efetuada através de um par, como por exemplo, o EUR/USD, e é portanto útil considerar o par como um instrumento que pode ser comprado ou vendido. Comprar o par implica a compra da divisa base (a primeira) e a venda no montante equivalente em divisa cotação (a segunda).

Não é necessário que o trader possua a divisa cotação antes de a vender, pois é permitido short-selling. Um especulador compra o par se acredita que a divisa base vai subir relativamente à divisa cotação, ou se a taxa de câmbio vai subir.


A venda do par implica vender a divisa base (short selling), e comprar a divisa cotação (a segunda). Um especulador vende um par se acredita que a divisa base se vai desvalorizar relativamente à divisa cotação, ou que a divisa cotação se vai valorizar face à divisa base.

Logo que um trader abre um posição num par, quer seja longa ou curta, vai automaticamente ficar com um valor negativo na sua conta, equivalente ao spread, pois quando se compra o par, entra-se e/ou sai-se pelo ask e quando se vende o par, sai-se e/ou entra-se pelo bid.

Atualmente, a transação é efetuada em três passos:
- O trader comunica o par e a quantia que ele ou ela pretende transacionar ao seu operador (muitas vezes e talvez o melhor meio é o computador).
- O operador (computador) revela o bid e o ask
- O trader ou dá a ordem de compra ou venda, ou então recusa o spread.

A transação do mercado cambial descrita acima é efetuada no mercado spot, e consiste num contrato bilateral entre uma parte que entrega a quantia especificada de uma determinada divisa contra o recebimento de uma quantia equivalente tendo por base a taxa de câmbio em dois dias úteis. No entanto, os especuladores muito raramente entregam.

Em vez disso, eles fazem o denominado "rollover swap". O "rollover swap" existe de forma a permitir a mudança de um antigo negócio para a data corrente fechando essa posição antiga e abrindo simultaneamente uma nova posição para o dia seguinte a um preço que reflita o diferencial de taxa de juro existente entre as duas divisas.

Quando um trader compra ou vende um par de divisas, o valor da posição, como um instrumento, é inicialmente negativa (devido ao spread) mas praticamente igual a zero. No entanto, se o valor do par variar, o valor da posição também flutuará.

Assim, se um determinado câmbio/par descer/subir, os detentores de posições longas ou curtas desse par vão registrar perdas ou ganhos e os detentores de posições curtas ou longas vão obter ganhos ou perdas. Para assegurar que o especulador pode acarretar o risco de perda, os bancos ou operadores requerem garantias para cobrir essas perdas. A estas garantias dá-se o nome de margens (ver manual de futuros).

0 comentários:

Postar um comentário