segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Long-Short - como funciona

LONG-SHORT As chamadas estratégias de “long-short” compreendem a manutenção simultânea de ações e seus derivativos – em posições compradas e vendidas. Na maioria dos casos, os administradores de carteiras long-short compram ações ou opções de algumas empresas e alugam de outras empresas para vendê-las no mercado, devolvendo quando lhes interessar.

Nesse caso, mais importante do que a valorização ou desvalorização das ações é o desempenho relativo entre as posições compradas e vendidas. Através da análise de valor relativo dos ativos, pode-se fazer também uma “simples troca” de posição entre pares de ativos. Fazendo trocas pode-se performar melhor do que agindo de maneira passiva e estática.

MODALIDADES compra e venda de ações de empresas de um setor específico. É uma modalidade que tende a apresentar oscilações menores do que as demais, pois minimiza os riscos gerais, já que os impactos afetam o setor como um todo. compra de ações de um setor e venda de ações de outro, certamente o conhecimento profundo dos setores e suas relações é determinante para essa modalidade.

compra de ações ordinárias e venda de ações preferenciais, e vice-versa. compra de uma carteira de ações diversas e venda de outro grupo de ações. Uma variante dessa modalidade é a utilização de uma carteira de ações compradas e a venda de contratos futuros de índices de ações.

As decisões são influenciadas principalmente por análises estatísticas dos pares ao longo do tempo. Essas operações desconsideram qualquer análise de fundamentos, sendo puramente técnica. De sorte que podem ocorrer distorções nas estatísticas ocasionadas por mudanças cruciais nos fundamentos das empresas e setores.

COMO INTERPRETAR O GRÁFICO Long:
Significa manter posição “comprada” em um ativo ou derivativo. Short: Significa manter posição “vendida” em um ativo ou derivativo. A Linha pontilhada do gráfico representa a relação média diária dos últimos 12 meses.

A linha superior vermelha representa a soma da relação média com duas vezes o desvio-padrão dos últimos 12 meses. Já a inferior representa a diferença da relação média com também dois desvios-padrões.

Isto mesmo, Long/Short é a operação onde arbitramos os valores relativos entre dois papeis. No gráfico em questão achamos que deve haver uma piora na relação entre Itau Pn e Siderugica Nacional ON, portanto devemos vender ITAU4 e comprar CSNA3.
Fonte/pesquisa: www.paxcorretora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário