domingo, 9 de julho de 2017

Cientistas chineses criam 1° cachorro do mundo clonado com edição genética

Pequim, 6 jul (EFE).- Um grupo de cientistas chineses criou o primeiro cachorro do mundo clonado com células somáticas, - a não reprodutiva - e com edição genética, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira pela imprensa estatal chinesa.
"É vantajoso poder combinar a tecnologia de clonagem com a edição genética e a China tomou a dianteira", afirmou em declarações ao "Diário do Povo" um dos pesquisadores do relatório e que fizeram o achado, Lai Liangxue.
Esta equipe de cientistas do Instituto de Biomedicina de Cantão, liderada por Lai e supervisionada pela Academia das Ciências da China, utilizou tecnologia de edição genética CRISPR/Cas9 - a mais moderna que existe - para criar o primeiro cachorro clonado da raça beagle.
Apesar de a Coreia do Sul ter sido o primeiro país a clonar um cachorro com células somáticas, aquelas que se encontram em todo organismo vivo diferente das reprodutivas, a China tomou o posto no que diz respeito à modificação genética .
A técnica CRISPR, que apareceu em 2013 e cuja patente foi concedida ao Instituto Broad de Boston, é utilizada para criar modelos animais para estudar doenças raras ou genéticas até agora incuráveis.
"Com esta tecnologia, com a qual foram selecionados certos genes do cachorro, podemos criar um animal com mais músculos, melhor sentido do olfato e maior habilidade para correr, o que é muito bom para caçar ou para uso policial", explicou Lai.
Além disso, o pesquisador sublinhou que os cachorros sempre foram considerados uma das espécies mais difíceis de clonar pela qualidade das suas células de ovário, "relativamente pobres", e por um processo de clonagem do embriões "complicado".
Segundo o cientista, a edição genética em cachorros poderia ser comercializada em um futuro e usar mais adiante para a investigação e tratamento de doenças caninas. EFE

0 comentários:

Postar um comentário