quinta-feira, 25 de junho de 2009

O que é uma Ação ?bola de valores

Definição:
Título ou valor mobiliário de renda variável, emitido por determinada sociedade anônima, que representa a menor fração do capital da empresa emitente. O investidor em ações é um co-proprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando dos seus resultados. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociação em mercado de bolsa ou em mercado de balcão.

Este tipo de investimento é classificado como de renda variável. A rentabilidade variável das ações é composta por dividendos, participação nos resultados e benefícios concedidos pela empresa, e/ou por eventual ganho de capital na venda da ação.

Apesar de todas as sociedades anônimas possuírem o seu capital dividido em ações, somente as que forem emitidas por companhias de capital aberto registradas na Comissão de Valore Mobiliários podem ser negociadas publicamente.

A propriedade da ação é representada pelo certificado de ações ou pelo extrato de posição acionária. Estes documentos são emitidos, respectivamente, pela própria companhia ou por uma instituição contratada pela sociedade anônima para o atendimento aos acionistas.

No Brasil, há três espécies de ações emitidas pelas empresas de capital aberto. O que as diferencia são os direitos que estas empresas concedem aos seus acionistas. O estatuto social das companhias define as características de cada tipo de ações.

Ação Ordinária (ON)
Ação Preferencial (PN)
Ação de Fruição e conheça todos os termos relacionados à Ação.

Quais são as formas de remuneração do investimento em ações?
Pagamento de dividendo ao acionsta pela companhia.
Distribuição de bonificação ao acionsta pela companhia.
Negociação de seu direito de subscrição quando a companhia decide emitir novas ações.
Valorização do preço das ações em bolsas de valores.

Como escolher uma ação para investir?
Entre os diversos fatores que envolvem a escolha de uma ação para compor uma carteira de investimentos destaca-se a liquidez da ação, ou seja, o grau de facilidade com que podemos converter o ativo em dinheiro.

A liquidez de determinado ativo pode ser avaliada pelo volume financeiro movimentado e pelo número de negócios realizados sobre esta ação. Quanto maior for o valor destes indicadores, maior é a liquidez apresentada por esta ação.

As ações podem ser negociadas em mercado de bolsa ou em mercado de balcão. Em geral, as ações listadas em bolsas de valores possuem maior facilidade de serem negociadas, ou seja, maior liquidez.

Quanto vale uma ação?
O preço das ações oscila conforme a expectativa dos investidores em relação à companhia.
Vários fatores influenciam os investidores na decisão de comprar ou vender as ações, entre eles:
A perspectiva de lucro da companhia em suas atividades;
O fluxo de dividendos a serem distribuídos;
As projeções realizadas pelos analistas de mercado relativas aos rumos da companhia;
Análise técnica da tendência do preço das ações;
Análise fundamentalista da tendência do preço das ações;
A liquidez das ações no mercado;

O grau de alinhamento de interesses existente entre administradores, acionista controlador e demais acionistas;

Indicadores de mercado:
Índice Dow Jones, Índice Bovespa, Dólar, entre outros .
Se o resultado desse conjunto de fatores for favorável, a procura por essas ações fará com que sua cotação suba. Se acontecer o contrário, sua cotação cairá. Como investir em ações?Os investidores devem comprar ou vender ações emitidas por companhias de capital aberto através das Sociedades Corretoras de Valores Mobiliários autorizadas pela CVM e pelas Bolsa de Valores.

As corretoras de valores mobiliários disponibilizam para o investidor um sistema eletrônico para negociação de valores mobiliários: o Home Broker. A negociação de ações através do Home Broker obedece às mesmas regras aplicáveis às operações tradicionais em bolsas de valores. A corretora é obrigada a informar aos seus clientes todos os dispositivos e regras de negociação. para conhecer todas as corretoras autorizadas a intermediar a compra e venda de ações negociadas na BOVESPA.

Os Diferentes mercados de negociação de ações
O investidor pode negociar através do Mercado à Vista e do Mercado de Opções. Mercado à Vista

Mercado à Vista Propriamente Dito ou Mercado de Lote Padrão
No mercado de lote padrão, as ações são negociadas em lotes unitários ou de quantidades mínimas de 100 (cem), 1.000 (mil), 10.000 (dez mil) ou 100.000 (cem mil) ações, conforme especificação feita pela BOVESPA para cada companhia.

Mercado Fracionário
No mercado fracionário, são negociadas ações em quantidades inferiores aos lotes padrões estabelecidos.
Observação: As ações podem ter seus preços para negociação informados por cotação unitária ou por lote de mil ações.

Mercado de Opções
No mercado de opções são negociados direitos de comprar ou vender, por um preço pré estabelecido, uma certa quantidade de uma determinada ação, ou de índices, em data previamente fixada pela BOVESPA. Para encerrar uma posição (que é um conjunto de direitos e obrigações) é necessário que o investidor realize uma operação inversa à original, apurando lucro ou prejuízo (diferença entre os preços pagos e recebidos nas negociações).

0 comentários:

Postar um comentário